quarta-feira, 2 de março de 2011

Parabéns atrasado

Pois é, ontem comemoramos o aniversário de uma ilustríssima cidade. Considerada maravilhosa por todos que a conhecem, estou falando do Rio de Janeiro. A cidade completou 446 anos, mas parece ainda estar engatinhando em comparação a outras cidades do mundo (a mais antiga fica na Palestina, é Jericó e tem 10000 aninhos, ver em: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI1544120-EI8402,00.html ).

Um pouco da História

A fundação da cidade, se deu por questões militares. É que, em 1555, as invasões francesas ocuparam a Ilha de Villegaignon para lá fundar uma colônia. Isto obrigou os portugueses a prestarem mais atenção na costa brasileira, principalmente na região da Guanabara. Então, em 1560, o terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá, saiu da Bahia com o objetivo de expulsar os franceses da ilha. E conseguiu.

O sucesso foi comunicado à Rainha Regente, D. Catarina, em Portugal, por Estácio de Sá, primo de terceiro grau de Mem de Sá. Por causa das peculiares relações de parentesco da época, alguns historiadores atribuem a Mem de Sá a posição de “tio” de Estácio de Sá; uma questão de proximidade.
De qualquer forma, foi Estácio de Sá quem veio para o Rio em 1564, com instruções do primo para expulsar os inimigos, manter paz com os índios tamoios e ouvir os conselhos do Padre Nóbrega. Como não foi possível se entender com os tamoios, Estácio pediu a intervenção do padre.
Conseguido o apoio dos índios, Estácio de Sá organizou a expedição e partiu em 22 de janeiro de 1565. Em 1o de março desembarcaram e foi fundada a cidade, a que se chamou de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao Rei de Portugal, D. Sebastião.

Curiosidades cariocas:

-> "A cidade do Rio de Janeiro não recebe este nome por causa de um rio! Na verdade foi um estuário, observado por Gonçalo Coelho logo após o descobrimento do Brasil, que inspirou o nome. Gonçalo Coelho era o encarregado do reconhecimento da terra e pensou que o estuário era a foz de um grande rio. Como era dia 1 de janeiro de 1502, o nome ficou sendo “Rio de Janeiro”."
(fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/rio-de-janeiro/aniversario-da-cidade-do-rio-de-janeiro-1-de-marco.php)

-> "Carioca: o termo vem de duas palavras tupi: kara’iwa ("homem branco") e oka ("casa"), que, juntas, querem dizer, obviamente, "casa do homem branco". Os índios passaram a usar a expressão logo após a fundação do Rio de Janeiro, para se referir à cidade - mas como apelido para os moradores o termo só começou a ser usado a partir do século XVIII."
-> "Fluminense: flumen é rio em latim, portanto fluminense é quem nasce no estado do Rio. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário